quinta-feira, 14 de julho de 2011

#Resenha: O Mundo de Vidro

# Título: O Mundo de Vidro # Autor: Maurício Gomyde #Número de páginas: 235
"Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as conseqüências da paixão avassaladora incompreendida? E quando não se admite a óbvia paixão por outra paixão? Nesse seu primeiro e hilariantes romance, Maurício Gomyde conta a história de duas pessoas, Ele e Ela, tentando responder estar aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quantos pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.”


Quando o livro chegou para mim, eu quase tive um treco. Eu e minha mãe, que por pouco não desmaiou ao ver meu nome e o autografo na mesma linha.
O que você faria pela pessoa que você esta estranhamente apaixonado? Se inscreveria num curso internacional de economia? Compraria roupas novas? Comeria peixe cru, mesmo não gostando? Escreveria uma música?

Bom, essa é a história d’Ele e d’Ela.

Ele: Baixo, magro com uma leve barriga de chope, cabelos castanhos lisos e curtos, olhos verdes. Graduado em processamento de dados. Músico frustrado. Morava num pequeno apartamento alugado. Era sozinho.

Ela: Um sorriso lindo, boca desenhada, cabelos castanhos, nariz pequeno, postura imponente, corpo escultural. Praticava esportes. Independente, formada em jornalismo pela Universidade de Roma e economia pela de Chicago. Escrevia artigos para um jornal sobre a economia do país, alem de dar alas sobre economia em faculdades estatuais e cursos temporários. Bem de vida. Tinha muitos amigos, era linda.

Aparentemente nada parecidos, certo? Certo. Mas certo dia Ele resolveu pegar o metrô em outro horário e deu de cara com Ela sentada, no último vagão, lendo o livro. Foi surpreendente o que ele sentiu a se deparar com a beleza dela. O que ele não esperava era que ele a quase derrubasse no chão e assim ela o evitasse a todo custo.

Num desespero ele a segue, tentado descobrir mais sobre a vida daquela mulher. Então, ela entra em um edifício onde, segundo Ele, são dado cursos para pessoas desocupadas. Mesmo, não fazendo a menor idéia do que aquilo signifique, ele se inscreve.

Ele esperava uma mulher que passava o tempo fazendo artesanato, uma aluna desinteressada, apenas tentando passar o tempo. Não uma professora de um curso sobre aplicação de negócios na economia.

Mesmo assim, ele se esforça e tenta se aproximar dela, pedindo aulas particulares. Aulas que ele passa a maior parte do tempo olhando para os lábios dela. Num momento de inspiração Ele lhe escreve uma música, e ao descobrir a paixão que ele sente, ela fica com medo.

Afastado da mulher que ele amou, Ele resolveu mudar. Mandou a letra da música para um de seus amigos que tinha uma banda. A música fez tal sucesso que ele foi chamado para várias festas, passe livre em várias boates e amigos à vontade.

Ela, passou de romance à romance sem se impressionar muito. Até que certo dia ela começa receber e-mails de um estranho, com fragmentos de um livro sobre um mundo de vidro.

Agora você vai ter que ler para saber mais.

Em nenhum momento o Maurício nos fala os nomes das personagens principais. E, por mais incrível que pareça, isso não deixa a história confusa. Muitos personagens são super engraçados e nos pegam totalmente desprevenidos. Um romance hilário, com diálogos mais hilários ainda.

Se quiser saber mais sobre a história ou sobre o Maurício, visite o blog do autor. E fiquem de olho, que em breve teremos promoção.

3 comentários:

  1. Adorei a resenha, Fê.
    O livro parece ser ótimo!

    Sabe o que me lembrou? Eduardo de Mônica de Legião Urbana hahaha <3

    ResponderExcluir
  2. O livro realmente parece interessante,gostei da história,fiquei curiosa para saber o que acontece.
    Vou entrar na promoção,quem sabe eu ganho?

    ResponderExcluir
  3. O Maurício é um fofo,me lembrou Eduardo e mônica tbm kkkkk

    ResponderExcluir