sábado, 2 de abril de 2011

#Resenha: Jogos Criminais

Título: Jogos Crimininais - Contos Policiais
Organizador: Sérgio Pereira Couto
Autores: Amauri Corrêa, Anderson Lima, Anizio Canola, Áquila Nogueira, Ataíde Menezes, Brenno Dias, Cecilia Torres Nogueira, Debby Lenon, Felipe Alandt Simm, Georgette Silen, Goldfield, Humberto Raposa, Iza Calbo, Jocir Prandi, Leonardo do Carmo, Luis Eduardo Matta, Marcos Lopes, Mariana Pahim, Mário Bentes, Milton Júnior, Nanie Dias, O. A. Secatto, Rafael Machado Costa, Raphael Redfield, Rosi Caobianco, Sandra Franzoso, Sérgio Pereira Couto, Vicente Reckziegel, William Riciardi e Yvis Tomazini.
Editora: Andross Editora
Número de páginas: 191

Nunca fui muito fã de contos, mas quando a me propôs ler o livro e fazer a resenha resolvi me arriscar. Depois de ler eu para pensar: como se faz resenha de contos? Eu ainda não descobri a resposta, porém vou tentar.

Primeiramente devo dizer que a capa é demais. Essa coisa com o baralho, simbolizando jogos, e o sangue ficou super legal, muito Poker Face com Coringa.

Obviamente o livro sobre contos policiais. Mas não os normais contos de detetive e assassino. Os escritores inovaram, foi uma variedade de tópicos, que eu fiquei doida para escolher o melhor.

Tinha assassino em série, pessoas com problemas mentais, de memórias, assassinos de aluguel, justiceiros, até uma padre assassino.

Alguns era muito interressante, tendo como assunto a conspiração, mentira e traição. Outros misturavam a religião com cultura e psicopatas. Na minha compreensão, os autores descataram a seguinte pergunta: o que eu faria para conseguir o que eu quero? Algumas pessoas iam até o extremo de inventar fantasmas samurais ou até um site onde os suicidas são selecionados por seu signo.

Contos bons e intrigantes, porém alguns me deixaram com um pouco de... medo. Algumas palavras grosseiras e coisa bem explícitas (Anjo Perdido - Debby Lenon). Tiveram os engraçados, onde o ciúme faz com que as pessoas pensem em churrasco (?) (O Noivado - Sandra Franzoso).

Não posso deixar de destacar o meu preferido: um conto de época, de vampiros e armadilha. Muito interessante, bem escrito e me deu vontade de ler um livro sobre o conto (O Jogo da Condessa - William Riciardi).

Trecho:

"Qual é a verdadeira naturea do crime? O que leva uma pessoa a cometer um? Seria algo que estaria nos genes ou que se aprende com a convivência com as pessoas erradas? E o que desperta o lado mau do ser humano? Essas são apenas algumas das perguntas que muitos pesquisadores, psicólogos, criminalistas e investigadores se fizeram com o passar dos anos. Parece que pouco ou nada mudou desde que o primeiro crime registrado - aquele famoso assassinato passional no Velho Testamento, lembram? - foi cometido. Seeia mesmo essa uma característica do lado negro do ser humano: Há quem acredite que, se somos uma raça destinada ao livre-arbítrio, temos potencial para ambos os estremos, ou seja, tanto para o bem quanto para o mal." Apresentação - O Inimigo ao Lago - Sérgio Pereira Couto

Um comentário:

  1. também não curto muito os contos
    mas esse deve ser bom
    pelo que vc descreveu

    ResponderExcluir