Poeta, filósofo e escritor, Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da Literatura Universal.
Como poeta descobriu que possuía várias personalidades, chamadas de heterônimos.
Criado na África do Sul, Pessoa aprendeu e escreveu poemas em inglês em sua adolescência. Ao longo de sua vida trabalhou como empresário, editor, crítico literário, jornalista, tradutor, inventor e muito mais.
Pessoa criou 4 heterônomos baseados em pedaços de sua personalidade: Álvaro de Campos, um homem que tem a sensação de ser estrangeiro em qualquer lugar do mundo; Ricardo Reis, simboliza a herança clássica na literatura oriental, acrescentando a simetria, harmonia e o bucólico; Alberto Caeiro, um camponês sem estudos formais, porém considerado o mestre dentre todos os heterônomos; e ainda Bernardo Soares, na poesia de Pessoa, ele é apenas um ajudante sem papel principal, entretanto é conhecido do poeta.
Assim como em GIL VICENTE – AUTOS, Cleonice Berardinelli cria uma coletânea de quase, senão, todas as poesias de Fernando Pessoa, com a adição de Ensaios da própria fazendo menção as grandiosidades do poeta.
É preciso um pouco de vontade para conseguir ler um livro que contem mais de 1OO poesias, porém é muito interessante como uma pessoa pode ter tantos pontos distintos em sua personalidade. E Pessoa consegue separar a sua de maneira perfeita, distinguindo seus heterônomos.
Para saber mais clique aqui (:
Não sou fã de poesias e Pessoa é um daqueles autores que temos obrigação de conhecer na escola ou seja não me atraiu ..
ResponderExcluir