segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

- resenha: O Começo do Adeus

RESENHA

Em O COMEÇO DO ADEUS, Anne Tyler nos apresenta Aaron.
 
Aaron sempre teve que lidar com sua irmã mandona e sua deficiência no braço e na perna direita. Porém logo conhece Dorothy, uma menina recatada e tímida. Sentindo que foram feitos um para o outro eles não se separam mais.
 
Anos depois se casam e constroem uma vida modesta e feliz; Aaron trabalhando na editora da família e Dorothy seguindo a carreira médica.
 
Tudo ia perfeitamente normal na rotina do casal, quando inesperadamente uma arvore cai sobre a casa do casal, destruindo parte do imóvel, especialmente no cômodo que Dorothy se encontrava. Com a morte de Dorothy, Aaron se encontra desolado e vazio. Sua irmã logo toma o controle da situação, como quando eram crianças.
 
Todavia nada parece fazer com que Aaron se senta melhor. Até que inesperadas aparições de Dorothy o auxiliam a passar por esse momento de perda.
 
Com o trabalho na editora e com a ajuda do espirito de sua esposa, Aaron acaba descobrindo como aprender a dizer adeus a Dorothy.
 
Anne Tyler tem uma escrita rápida e sem intensidade. Tive um pouco de dificuldade de ler o livro, apesar de ter poucas paginas. Não me senti a vontade com os personagens e achei que Aaron, o principal, era um homem de meia-idade sem personalidade e vontade alguma. Ele simplesmente se deixava mandar.
 
Dorothy foi uma personagem forte e de personalidade, não que isso tenha ajudado, afinal ela esta morta.
 
É um livro curto com uma escrita rastejante. O resumo nas costas do livro engana o leitor.
 
Todavia, essa é minha opinião. Leia e tire suas próprias conclusões. Li resenha de pessoas que falam muito bem da história.

4 comentários:

  1. A capa é bem interessante e eu havia lido a sinopse e ela tinha me chamado muito atenção... Não gosto de leituras assim rastejantes como voce mesma disse esntão esta leitura pelo pra mim se encontra descartada (:

    ResponderExcluir
  2. O comentario assuta um pouco, mas "não devemos julgar um livro pela capa", devemos mesmo é sentir a trama da história para poder julgar com mais precisão. Derrepente encontramos numa leitura, mesmo que "rastejante", alguns pontos interessantes que possam nos dizer alguma mensagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, por isso disse "Todavia, essa é minha opinião. Leia e tire suas próprias conclusões. Li resenha de pessoas que falam muito bem da história."

      Excluir
  3. Você sempre acerta, então confio no seu taco!!!!!

    ResponderExcluir